O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), determinou a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para supervisionar a retirada dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Centro de Operações em Várzea Grande. A decisão marca um passo significativo no processo de transferência dos modais para o estado da Bahia, que adquiriu as composições por mais de R$ 700 milhões.
Ao todo, serão vendidas 40 composições de trens, totalizando 280 carros, que passarão por reformas antes de serem utilizados no sistema de transporte suburbano de Salvador e outras regiões próximas. Além dos trens, o acordo inclui a venda de trilhos, subestações e cabeamentos, essenciais para o funcionamento do novo sistema de transporte baiano.
O decreto que formaliza a criação do GT foi publicado no Diário Oficial do Estado (Iomat) e estabelece que o grupo terá a responsabilidade de viabilizar a execução do acordo extrajudicial firmado entre o Estado de Mato Grosso, o Consórcio VLT e a CAF Brasil. O instrumento de transmissão onerosa, também firmado entre esses mesmos atores e o Estado da Bahia, será supervisionado pelo grupo, que terá a tarefa adicional de coordenar a comunicação com as demais partes envolvidas.
“O Grupo de Trabalho será essencial para garantir que todos os termos do acordo sejam cumpridos de maneira eficiente, além de assegurar que a retirada e o transporte dos modais sejam realizados dentro dos prazos e normas estabelecidos”, destacou o governador Mauro Mendes.
O acordo extrajudicial entre os estados de Mato Grosso e Bahia, que oficializa a venda do Consórcio Veículo Leve sobre Trilhos (VLT-Cuiabá), foi assinado em julho deste ano, representando um marco nas relações intergovernamentais e um passo estratégico para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte na Bahia.
A transferência dos modais, prevista para ocorrer nos próximos meses, simboliza o fim de um capítulo importante na história do VLT em Mato Grosso e a abertura de novas oportunidades para o estado da Bahia, que planeja integrar os veículos ao seu sistema de transporte público, beneficiando milhares de cidadãos.
Hi therfe mates, nioce article annd nice arguments commernted here, I aam really enjoyiong byy these.