Uma batida envolvendo dois trens do Metrô Bahia e um veículo de manutenção foi registrada na manhã desta terça-feira, dia 31 de maio de 2022.
Os dois trens acabaram descarrilando após um deles bater em um veículo de manutenção próximo à estação Pirajá. Por causa do acidente, a Llinha 1 chegou a ficar totalmente paralisada, e a Linha 2 operou com velocidade reduzida, em modo emergência.
A CCR Metrô Bahia disse ao Mobilidade Bahia que a Linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte até a Lapa, nas duas direções e ainda não há previsão para restabelecer o serviço. A Linha 2 opera normalmente.
Não houve registro de feridos, no entanto, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para o lugar do acidente e seis pessoas foram encaminhadas para avaliação médica em hospitais da região.
Funcionários da concessionária que administra o Metrô de Salvador, foram vistos retirando passageiros dos trens, mas, nenhum deles apresentava ferimentos.
Informações preliminares dão conta de que, após a batida de um trem no veículo de manutenção, ele tombou atingindo outra composição na via ao lado.
Duas linhas de ônibus emergências foram criadas para atender aos passageiros afetados, pela interrupção no sistema por conta do acidente: Acesso Norte – Pirajá e Pirajá – Acesso Norte, que farão o mesmo trajeto realizado pelo metrô.
O Mobilidade Bahia entrou em contato com a CCR Metrô Bahia que encaminhou a seguinte nota:
“A segurança dos clientes e colaboradores é um valor para a CCR Metrô Bahia. Às 11h38, após uma apuração mais completa sobre a ocorrência registrada nesta manhã, em local próximo à Estação Pirajá de metrô, a CCR Metrô Bahia informa que está atuando para minimizar os impactos e prestando todo o auxílio aos clientes. Imediatamente após a ocorrência, o trem foi evacuado e foram acionados os serviços de atendimento de emergência – SAMU e Bombeiros. Inicialmente, a empresa não identificou feridos, mas atualiza estas informações: seis pessoas foram encaminhadas para avaliação médica em hospitais da região.
A concessionária acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE) proporcionando o transporte dos passageiros entre a Estação Pirajá e a Estação Acesso Norte. Duas linhas emergenciais foram criadas ligando as estações de transbordo atendidas pela linha que não está operando: Acesso Norte x Pirajá e Pirajá x Acesso Norte, que farão o mesmo trajeto realizado pelo metrô. O atendimento será feito de forma emergencial até que a operação do metrô seja normalizada.
A CCR Metrô Bahia informa, ainda, que devido à situação, a Linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte até a Lapa, nas duas direções e ainda não há previsão para restabelecer o serviço. A linha 2 opera normalmente. A CCR Metrô Bahia está atuando com todas as suas equipes de segurança, manutenção e atendimento para prestar todo o atendimento necessário, restabelecer os serviços e minimizar os impactos da ocorrência”.
2 comentários em “Acidente entre trens no Metrô de Salvador nesta terça-feira, dia 31”