Restrição de veículos de carga na ponte do Jequitinhonha na BR-101

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implementou uma nova restrição de tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, em Itapebi. A partir das 8h desta quarta-feira (24), apenas veículos leves de passeio, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões com dois eixos poderão utilizar a ponte. Esta medida visa garantir a segurança dos veículos autorizados, após constatações de desrespeito às sinalizações e orientações de uso da ponte.

Motivos para a restrição na BR-101

A decisão do DNIT de restringir o tráfego na ponte do Jequitinhonha na BR-101 foi baseada em observações da equipe de fiscalização. Eles identificaram que muitos condutores de veículos de carga estavam desrespeitando o limite de peso e a velocidade máxima permitida de 30 km/h. Para assegurar a integridade da estrutura e a segurança dos usuários, a restrição temporária foi considerada necessária.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Bahia no X (antigo Twitter)
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Alternativas para veículos de carga na BR-101

    Com a nova restrição, os veículos de carga que não se enquadram nas especificações permitidas deverão utilizar o desvio da Veracel. Esta alternativa foi disponibilizada para minimizar o impacto no fluxo de transporte de carga na região. O DNIT informa que, assim que a estrutura de fiscalização, composta por balanças, radares e reforço de equipes policiais, estiver em plena operação, as restrições poderão ser revistas.

    Impacto na segurança e no tráfego

    A implementação dessas restrições na BR-101 tem como principal objetivo aumentar a segurança dos usuários da ponte do Jequitinhonha. A medida também busca preservar a infraestrutura da ponte, evitando danos que possam comprometer sua funcionalidade. O DNIT continua monitorando a situação e está comprometido em ajustar as medidas conforme necessário para garantir a segurança e a eficiência do tráfego na região.

    Deixe um comentário

    Sair da versão mobile