O governo da Bahia assinou na última quarta-feira, 5 de junho de 2024, o contrato para a construção do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. Este trecho inicial abrange o percurso entre Ilha de São João, na Região Metropolitana de Salvador, e a Calçada, na Cidade Baixa da capital baiana.
De acordo com informações publicadas na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial do Estado, a previsão é que a obra seja concluída em três anos e quatro meses, com um custo estimado de aproximadamente R$ 1,4 bilhão. A construção será realizada pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, composto pelas empresas Álya Construtora, Metro Engenharia e MPE Engenharia.
Na última quinta-feira, o governo estadual também oficializou as empresas vencedoras para a construção dos três trechos do VLT de Salvador. Os projetos, que já haviam sido aprovados no final de abril, marcam um avanço significativo na modernização do transporte público da cidade.
O VLT de Salvador é uma iniciativa importante para melhorar a mobilidade urbana na capital baiana, oferecendo uma alternativa de transporte eficiente e sustentável para os moradores da região. A implementação do VLT visa reduzir o congestionamento nas principais vias da cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, com um sistema de transporte moderno e integrado.