O projeto do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador e Região Metropolitana alcançou uma nova etapa com a energização da Subestação Primária Calçada.
A estrutura já possui capacidade para alimentar todo o Trecho 1, o que permitirá o funcionamento do sistema até a Ponte São João em aproximadamente quatro quilômetros de rede.
A Subestação Calçada integra o sistema elétrico do VLT, composto por quatro unidades primárias responsáveis por receber energia da Coelba e repassá-la para as subestações retificadoras.
Essas unidades convertem a corrente alternada em contínua, alimentando a rede de tração e garantindo o movimento dos trens.
O consultor técnico do Consórcio VLT Nerk, Fabrício Magalhães, destacou que os três primeiros trechos contarão com quatro subestações primárias e 20 retificadoras.
Ele explicou que a energização da Calçada, que reduz a tensão de 69 para 13.8 kV, possibilita testar a retificadora, a rede de tração e os trens, consolidando o avanço das próximas fases do projeto.
Com esse marco, o VLT de Salvador segue em ritmo acelerado e reforça o compromisso com a mobilidade, a eficiência energética e a sustentabilidade na Região Metropolitana.
