A BYD inaugurou oficialmente sua nova linha de montagem em Camaçari, marcando um momento histórico para a indústria automotiva brasileira. O evento reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Jerônimo Rodrigues, ministros, parlamentares e executivos globais da companhia, incluindo o fundador e CEO Wang Chuanfu, a vice-presidente executiva global Stella Li, o CEO da BYD Brasil Tyler Li e o vice-presidente sênior Alexandre Baldy.
Com uma área de 4,6 milhões de m² e mais de 156 mil m² construídos, o complexo se tornou a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e a maior unidade produtiva da BYD fora da Ásia. A planta já emprega 1,5 mil colaboradores e iniciou a produção de veículos de forma escalonada. Com capacidade para 150 mil unidades por ano na primeira fase e 300 mil na segunda etapa.

Durante a cerimônia, Wang Chuanfu anunciou um novo investimento que dobrará a capacidade da fábrica, alcançando 600 mil veículos por ano. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se concretizando no Brasil é um sonho realizado”, destacou o executivo.
A montadora apresentou também o primeiro carro super-híbrido plug-in flex fuel do mundo, o BYD Song Pro Edição Especial COP30, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. O SUV, que combina motor elétrico e a combustão flex, representa o 14º milionésimo veículo produzido globalmente pela marca.
Tecnologia inovadora e protagonismo global da BYD
O novo BYD Song Pro traz a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), que o caracteriza como um veículo super-híbrido com tração predominantemente elétrica. O motor a combustão atua como gerador de energia para a bateria, garantindo uma experiência de direção similar à de um carro 100% elétrico. O modelo é o primeiro no mundo a aplicar um motor flex fuel em uma arquitetura híbrida plug-in. Desenvolvido em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros.
Projetado para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, o motor 1.5 litro do Song Pro valoriza o etanol como combustível verde nacional, integrando a matriz energética brasileira à revolução elétrica. Segundo Tyler Li, presidente da BYD do Brasil, essa inovação reforça o protagonismo do país: “O etanol é um diferencial estratégico na transição energética. Incorporá-lo à nossa tecnologia representa um avanço histórico e consolida o Brasil como líder global em mobilidade sustentável.”
A BYD domina todas as etapas do processo produtivo, desde o desenvolvimento das baterias Blade até a fabricação dos sistemas de propulsão e controle. O complexo de Camaçari simboliza a nova era industrial do país, combinando automação, sustentabilidade e alta tecnologia. Com o apoio do governo federal e estadual, a marca impulsiona a economia, gera empregos qualificados e posiciona o Brasil como polo de inovação verde.
No discurso de inauguração, Stella Li ressaltou o impacto do investimento: “Esta fábrica é 100% nacional e foi criada para que os brasileiros tenham acesso a carros melhores, mais modernos e sustentáveis. A BYD acredita no potencial do país e seguirá investindo para gerar empregos e qualificar profissionais.”
Além da montagem automotiva, o complexo abrigará 26 instalações, incluindo fábricas de baterias, motores e componentes. A meta é consolidar a BYD entre as três maiores montadoras do Brasil até 2028 e atingir a liderança total até 2030.
Montadora inicia o primeiro carregamento de veículos montados em Camaçari

Duas semanas após a inauguração, a BYD realizou o primeiro carregamento comercial de veículos produzidos em Camaçari. Um lote inicial de 75 unidades do BYD Dolphin Mini, todas na cor branca, partiu da Bahia rumo ao Distrito Federal, com destino às concessionárias do grupo Águia Branca, em Brasília.
O transporte foi realizado por sete carretas, cada uma carregando cerca de dez veículos, em uma viagem de 1.400 quilômetros, prevista para durar entre três e quatro dias. “Estamos muito contentes em oferecer ao mercado brasileiro este primeiro conjunto de veículos montados em Camaçari. Fizemos muito em pouco tempo para promover a mobilidade elétrica no Brasil”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Auto do Brasil.
A BYD, líder no mercado brasileiro de carros elétricos, já detém 80% de participação de mercado no segmento. O modelo Dolphin Mini, destaque entre os consumidores, é o carro elétrico mais vendido do país, com 1.913 unidades emplacadas apenas em junho de 2025.
A empresa mantém um crescimento acelerado no país, com mais de 200 concessionárias e planos de expandir para 250 lojas nos próximos meses. Com presença em todos os estados brasileiros, a BYD reforça sua estratégia de longo prazo e seu compromisso com a modernização da frota nacional por meio de veículos sustentáveis, tecnológicos e acessíveis.
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, “o sucesso da marca é resultado de uma estratégia sólida, confiança da rede de concessionárias e produtos que conquistam os brasileiros. Não vamos parar até alcançarmos a liderança total do mercado.”
