Salvador testa ônibus elétrico no Centro Histórico por 30 dias

A cidade de Salvador iniciou um período de testes com um ônibus elétrico, modelo Azure 9 da TEVX Higer, em uma linha experimental que conecta a Praça da Sé ao Largo do Campo Grande. Este projeto, que dura 30 dias, faz parte de uma iniciativa do Fórum Baiano dos Secretários de Mobilidade, permitindo que diversas cidades baianas experimentem veículos elétricos em diferentes condições de tráfego e relevo.

Ônibus elétrico no Centro Histórico

A linha experimental E012, que opera entre a Praça da Sé e o Largo do Campo Grande, entrou em operação por causa do intenso fluxo de pessoas e da presença de áreas comerciais, residenciais e culturais. O trajeto inclui paradas em locais estratégicos, como a Rua das Vassouras e a Rua da Ajuda. E funciona das 7h às 20h em dias úteis e das 7h às 13h aos sábados.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Bahia no X (antigo Twitter)
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Iniciativa sustentável

    A operação do ônibus elétrico integra o programa de sustentabilidade urbana da Prefeitura de Salvador, que busca soluções inovadoras para melhorar a mobilidade e reduzir os impactos ambientais. Este projeto está alinhado com o Plano de Governo, que prevê a criação de linhas de ônibus circulares no Centro Histórico. Operadas por veículos elétricos, visando diminuir a emissão de gases poluentes.

    Características do ônibus elétrico

    O ônibus Azure 9 é equipado com ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB. Possui piso baixo e um sistema de ajoelhamento que facilita o embarque e desembarque, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. A tarifa é de R$ 5,60, com pagamento exclusivo por bilhete eletrônico.

    Impacto no turismo e mobilidade

    Além de oferecer uma nova alternativa de transporte, a linha elétrica pode fortalecer o turismo na região. Especialmente durante a temporada de cruzeiros e festas de final de ano. A avaliação do desempenho do ônibus elétrico poderá levar à sua implementação permanente, contribuindo para um transporte público mais eficiente e sustentável.

    Deixe um comentário