Bahia lidera revolução energética com a BYD

A BYD marca uma nova fase para a Bahia ao apresentar o primeiro carro elétrico produzido na fábrica instalada em Camaçari. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância dessa iniciativa para a revolução energética no estado durante uma cerimônia realizada em 1º de julho de 2025. A entrega dos modelos Dolphin Mini e Song Pro simboliza não apenas um avanço no setor automotivo, mas também no compromisso com energias renováveis no Brasil.

Investimento e tecnologia de ponta

A fábrica da BYD representa um investimento robusto de R$ 5,5 bilhões, ocupando uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, ou 645 campos de futebol. O governador ressaltou a agilidade da construção, que levou apenas 15 meses desde o início das obras. Nesse período, já foi possível entregar o primeiro veículo em caráter experimental. A linha de montagem está equipada com tecnologia de ponta e automação inteligente.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Bahia no X (antigo Twitter)
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Potencial de energias renováveis na Bahia

    Jerônimo Rodrigues enfatizou a Bahia como um polo produtor de energias renováveis, com grande potencial em energia eólica, solar e biomassa. Ele ressaltou a importância de atrair indústrias que consomem essas energias, fortalecendo o setor e gerando empregos. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, elogiou a qualificação profissional das mulheres e homens que serão integrados ao processo de produção na BYD.

    Expectativas para o futuro

    Com uma capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, a BYD planeja expandir essa produção para 300 mil na segunda fase da operação. Essa expansão pode gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando a ambição da empresa em se tornar uma potência na fabricação de veículos elétricos. Stella Li, CEO da BYD Américas e Europa, destacou que a escolha pela Bahia se deve à força e competência de seu povo.

    Movendo-se em direção à mobilidade sustentável

    A indústria automobilística brasileira dá passos significativos rumo à mobilidade sustentável com a chegada da BYD. Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, mencionou que o regime de testes para os novos veículos será iniciado em breve, e a fabricação em linha começará oficialmente em pouquíssimas semanas. A presença da Continental, fabricante de pneus, reforça a expansão do polo automotivo.

    Deixe um comentário

    Sair da versão mobile