Carnaval 2026: Transalvador inicia funcionamento dos postos de atendimento para credenciamento de veículos

A Transalvador inicia, a partir da próxima segunda-feira (12), o funcionamento dos Postos de Atendimento Transalvador Carnaval, voltados ao credenciamento de veículos de moradores das áreas de restrição e de prestadores de serviço, incluindo veículos de imprensa e Órgãos Públicos, que atuarão nos circuitos oficiais da festa.

Os postos estarão localizados no Shopping Barra e na Ferreira Costa dos Barris, com atendimentos específicos conforme o perfil do público.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Bahia no X (antigo Twitter)
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Atendimento a moradores – Circuitos Dodô, Osmar e Batatinha

    O atendimento aos moradores das áreas com restrição de circulação de veículos durante o Carnaval será realizado a partir da próxima segunda-feira (12) e contempla residentes dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Centro Histórico).

    Nos postos de atendimento, os moradores poderão realizar o cadastro e retirar a credencial de morador, que autoriza o acesso de veículos às ruas com circulação restrita durante o período da festa.

    No Shopping Barra, o atendimento acontecerá todos os dias da semana, durante o horário de funcionamento do centro de compras, até o dia 11 de fevereiro, em loja localizada no 3º piso – Setor Oeste. Após esse período, caso necessário, o morador pode se deslocar para o posto da Ferreira Costa.

    Já na Ferreira Costa dos Barris, o atendimento aos moradores seguirá até 17 de fevereiro, inclusive durante os dias da folia, sempre das 9h às 18h, de domingo a domingo, em loja situada no térreo.

    Em ambos os locais, será possível retirar credenciais, incluir novos veículos ou realizar alterações nas placas já cadastradas. Para mudanças de placa, é necessário apresentar a credencial anteriormente emitida e o documento do novo veículo.

    A estimativa é de que mais de 23 mil imóveis localizados nas zonas de restrição utilizem os postos físicos, número que corresponde aos moradores que não realizaram a solicitação da credencial pela internet. Entre setembro e dezembro de 2025, cerca de 10 mil residências solicitaram o adesivo de forma online, o que representa aproximadamente 30% dos imóveis aptos.

    Leia também:

    Atendimento a prestadores de serviço, imprensa e órgãos públicos

    Os prestadores de serviço, veículos de imprensa e órgãos públicos que necessitam circular nas áreas de restrição do Carnaval 2026 podem solicitar o credenciamento de veículos por meio do site Mobilidade no Carnaval.

    Após a análise e aprovação da documentação, a retirada das credenciais deverá ser feita a partir da segunda-feira (12), exclusivamente no posto instalado na Ferreira Costa dos Barris. O atendimento seguirá o horário de funcionamento da loja, com exceção dos órgãos públicos, cujo atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

    O credenciamento é destinado a pessoas físicas ou jurídicas que comprovem atuação vinculada às atividades nos circuitos oficiais do Carnaval – Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Centro Histórico).

    Para os prestadores de serviço, será cobrado o valor de R$ 62,44 por credencial de “Acesso Serviço”. Já para a imprensa, o credenciamento será gratuito, desde que o veículo de reportagem esteja devidamente plotado.

    Zonas de restrição e fiscalização

    O Carnaval de 2026 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação, subdivididas em 12 subáreas, com credenciais específicas para cada local.

    Veículos que circularem sem a devida autorização ou acessarem subzonas diferentes daquelas para as quais foram credenciados estarão sujeitos à autuação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16.

    Deixe um comentário

    Sair da versão mobile