A partir desta quinta-feira (6), a Prefeitura de Salvador dará início à operação de içamento das vigas metálicas do novo Viaduto Antônio Linhares, na Avenida ACM, próximo ao Shopping da Bahia.
A ação, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e pela Transalvador, faz parte do projeto Nova Circulação da Avenida Tancredo Neves e exigirá interdições e desvios no trânsito da região.
As alterações começam às 22h de quinta-feira, com bloqueios em frente à Igreja Universal e na descida do viaduto do BRT, para montagem de um guindaste de 500 toneladas.
A liberação do tráfego está prevista para às 5h da sexta-feira (7), mas três faixas da Avenida ACM seguirão interditadas devido ao posicionamento do equipamento.
Na noite de sexta, novas interdições ocorrerão para instalação de dois guindastes, de 500 e 450 toneladas, com liberação prevista para sábado (8).
No sábado à noite, o trânsito voltará a ser bloqueado em frente à Ford. E na pista do BRT, para içamento e montagem das vigas do viaduto.
As alterações continuam até a madrugada de segunda-feira (10), quando todas as vias devem estar liberadas.
Rotas alternativas incluem a BR-324, Avenida Luís Eduardo Magalhães e vias marginais da ACM.
Agentes de trânsito e transporte atuarão intensivamente para orientar condutores e pedestres, com reforço na sinalização.
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que o Viaduto Antônio Linhares integra o conjunto de obras estruturantes do projeto Nova Circulação. Que inclui o mergulho da Tancredo Neves, a duplicação da ligação entre a Paralela e o Iguatemi e o viaduto Duda Mendonça.
A previsão de conclusão da obra é janeiro de 2026.
