A partir deste sábado, 25 de maio de 2024, dez linhas de ônibus que atendem áreas importantes de Salvador, como a Orla, o Centro e a Estação da Lapa, terão reforço em sua operação. Essa mudança é uma resposta ao aumento da demanda após o seccionamento das linhas metropolitanas, visando melhorar o atendimento aos usuários. Com o reforço, haverá um aumento na frota e no número de viagens, além da criação de duas novas linhas para complementar a operação.
Na Orla, as linhas 1007 (Lapa – Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas), 1035 (Aeroporto – Praça da Sé via Garibaldi), 1001 (Aeroporto – Praça da Sé) e 1005 (Lapa – Itapuã/Praia do Flamengo) terão um incremento de quase 20% na frota, aumentando as viagens diárias de 177 para 199, representando um aumento de 12%. A Avenida Dorival Caymmi verá um aumento de 9% na frequência de ônibus, passando de 150 para 164 viagens diárias.
As linhas 0120 (Barbalho – Salvador Shopping) e 1053 (Estação Mussurunga – Barra) também receberão reforços, juntamente com as novas linhas 0120-01 (Barbalho – Lapa/Fazenda Garcia) e 1053-03 (Estação Mussurunga – Rio Vermelho). Esse ajuste resultará em um aumento de 18% na frota e no número de viagens durante o dia. Atualmente, são realizadas 29 viagens das 5h às 8h, número que subirá para 34 a partir de sábado. No período entre picos, das 8h às 14h, o número de viagens aumentará de 37 para 42, totalizando 123 viagens diárias.
Para a Estação da Lapa, as linhas LB1 (Lapa – Chame Chame), LB2 (Lapa – Barra Avenida/Barra), LB3 (Lapa – Garibaldi/Ondina) e LB4 (Lapa – Rio Vermelho via Cardeal da Silva) terão um aumento de 11% na frota, de 55 para 61 ônibus. A LB1 terá um aumento de 16% no número de viagens no horário de pico da manhã, passando de 44 para 51 viagens, enquanto a LB4 verá um aumento de 24%, de 29 para 36 viagens das 5h às 8h da manhã.
O secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou que o aumento da demanda nas linhas reforçadas é consequência do seccionamento das linhas metropolitanas. A secretaria está monitorando a situação para realizar novos ajustes conforme necessário, visando sempre garantir um atendimento eficiente e adequado aos usuários.