Salvador avança na mobilidade urbana com ônibus elétricos, novo plano estratégico e lei de subsídio ao transporte

A Prefeitura de Salvador amplia os investimentos em mobilidade sustentável e modernização do transporte público com uma série de ações integradas. Entre as iniciativas mais recentes estão o início dos testes com um novo modelo de ônibus 100% elétrico no sistema BRT, o lançamento do Planejamento Estratégico 2025-2028 e a sanção da lei de subsídio ao transporte coletivo pelo prefeito Bruno Reis. As medidas reforçam o compromisso da gestão com eficiência, inclusão e sustentabilidade na mobilidade urbana.

Salvador testa novo ônibus elétrico para modernizar frota do BRT

Os testes com o novo ônibus elétrico, modelo eO500U da Mercedes-Benz, começaram em 15 de outubro e serão realizados durante 30 dias na linha B1 do BRT Salvador. O veículo tem capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 km e tecnologia de ponta. Incluindo ar-condicionado de alto desempenho, portas USB sob os assentos, suspensão pneumática, piso baixo para acessibilidade e freios regenerativos. A Prefeitura avalia o desempenho do veículo em operação real para subsidiar a futura compra de cerca de 100 ônibus elétricos, financiados por operação de crédito em negociação com o Banco Mundial. Atualmente, Salvador já conta com oito ônibus elétricos em operação e abriga o maior eletroterminal público do Brasil. O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a iniciativa faz parte do processo histórico de modernização da frota. “Estamos avançando para transformar a mobilidade de Salvador com transporte mais limpo, confortável e tecnológico”.

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  • Planejamento Estratégico 2025-2028 projeta nova fase da mobilidade urbana da capital baiana

    ônibus elétrico salvador
    Foto: Bruno Concha/Secom PMS

    O Planejamento Estratégico 2025-2028, lançado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), define as diretrizes da próxima fase da mobilidade urbana, organizadas no eixo “Mais Transporte”. O plano prevê investimentos em acessibilidade, sustentabilidade e qualidade do transporte coletivo, com foco em integração modal e redução das desigualdades territoriais. Entre os principais projetos estruturantes estão o Teleférico Mané Dendê, que vai ligar Pirajá à Praia Grande até setembro de 2028. E a expansão dos sistemas BRT e BRS, com a incorporação de ônibus elétricos e estações inteligentes. As novas linhas BRS Orla e BRT Gal Costa/Pinto de Aguiar terão entregas entre 2026 e 2028. A meta é aumentar o índice de satisfação dos passageiros de 56% para 60%.

    O programa Circula Salvador, também integrado ao planejamento, foca na renovação da frota com ar-condicionado e padrão EURO VI, instalação de painéis eletrônicos em tempo real e ampliação de abrigos e pontos de parada. A meta até 2028 é alcançar 100% da frota climatizada, 350 novos abrigos e 50 painéis de mensagens variáveis. O eixo “Mais Transporte” ainda prevê a atualização do Plano de Mobilidade Urbana de Salvador, com estímulo ao transporte ativo, requalificação de ícones históricos como o Elevador Lacerda. E o Plano Inclinado do Pilar, além da implantação da primeira escadaria rolante pública no Vale das Pedrinhas. O plano também contempla a ampliação da malha cicloviária, novos bicicletários e programas de educação no trânsito com foco em pedestres e ciclistas. Pablo Souza reforçou que “o planejamento estratégico é o alicerce para um transporte mais moderno, acessível e sustentável, colocando o cidadão no centro das decisões”.

    Bruno Reis sanciona lei de subsídio ao transporte coletivo de Salvador com vetos

    bruno reis
    Foto: Divulgação

    Outro avanço importante é a sanção da Lei nº 340/2025, que autoriza a concessão de subsídio orçamentário ao transporte público coletivo da capital. Sancionada pelo prefeito Bruno Reis em 17 de outubro, a lei visa assegurar a manutenção do serviço e evitar aumento nas tarifas. O texto original foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador e recebeu quatro emendas, das quais duas foram vetadas pelo prefeito. As emendas vetadas – de autoria dos vereadores Hélio Ferreira e Carlos Muniz – tratavam da anistia de multas administrativas e da exigência de apresentação de custos de operação à Câmara. Bruno Reis justificou os vetos ressaltando que as informações contábeis e operacionais já são previstas nos contratos de concessão. E que a Câmara mantém seu poder fiscalizatório.

    A lei autoriza o município a adquirir veículos e equipamentos com recursos públicos para a operação do transporte coletivo, que poderão ser cedidos onerosamente às concessionárias. O valor empenhado levará em conta os custos de aquisição e depreciação, garantindo cobertura integral das despesas e mais eficiência econômica. A legislação também moderniza o setor de táxis em Salvador, alterando artigos da Lei nº 9.283/2017. As mudanças ampliam a idade máxima dos veículos de 8 para 10 anos – e até 12 anos no caso dos elétricos -, elevam o limite de fabricação para ingresso no sistema de 2 para 5 anos e autorizam as Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) a realizarem as inspeções, garantindo mais agilidade no processo de fiscalização.

    Conclusão

    Com a combinação de investimentos em transporte elétrico, planejamento estratégico de longo prazo e políticas públicas de financiamento, Salvador dá passos significativos rumo a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. As ações reforçam o papel da cidade como referência nacional em inovação no transporte público, conectando tecnologia, sustentabilidade e eficiência para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

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