Área de Escape da BR-242 evita acidente com caminhão

223
área de escape
Foto: Reprodução
Publicidade

Um caminhão com 16 toneladas de carga, ao perder os freios na Serra da Mangabeira, precisou recorrer à Área de Escape da BR-242 para evitar um acidente grave. Os dois ocupantes do veículo saíram ilesos, demonstrando a eficácia da Área de Escape em salvar vidas.

Área de Escape

A Área de Escape na BR-242, na Serra da Mangabeira, é uma medida de segurança importante para evitar acidentes com veículos pesados. A área fica localizada no km 491,6.

A área conta com uma pista de alargamento de cerca de 150 metros de extensão e uma caixa de retenção de veículos com 5 metros de largura e 116 metros de comprimento, além de uma via auxiliar de 3,5 metros para a remoção do veículo. O material usado na caixa de retenção é a cinasita, uma argila expandida que é leve e tem excelente capacidade de desaceleração de veículos, sem causar perda total como aconteceria com o uso de brita.

Essa infraestrutura é parte de um investimento de R$ 1,6 bilhão na infraestrutura rodoviária da Bahia e foi inaugurada em 2023. Ela é essencial para a segurança na região, conhecida pela dificuldade de frenagem dos caminhões que transportam cargas pesadas e pela alta incidência de acidentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui