A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou na terça-feira, 20 de agosto, um projeto de lei que autoriza o governo estadual a reservar parte dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) para financiar a compra dos trens que serão utilizados no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador. Esses trens foram adquiridos junto ao governo do Mato Grosso.
Com a aprovação, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) está autorizado a ceder até 5% dos direitos creditícios do valor recebido pela Bahia a título de FPE como garantia ao Estado do Mato Grosso para o pagamento do material rodante do VLT. O valor total da aquisição é de R$ 820 milhões.
Os 40 trens, compostos por 280 vagões, serão pagos em quatro parcelas anuais, com vencimentos entre 31 de dezembro de 2024 e 31 de dezembro de 2027. Conforme o cronograma de obras, o VLT de Salvador deverá estar em operação até o final desse período.
Além dos R$ 820 milhões destinados aos trens, o governo da Bahia também prevê gastar cerca de R$ 100 milhões na aquisição de outros equipamentos necessários para a estrutura do VLT, como trilhos, catenárias, cabos e subestações.
Os vagões serão inicialmente transportados de Cuiabá para Hortolândia, no interior de São Paulo, onde passarão por adaptações solicitadas pelo governo baiano. Esse primeiro transporte será custeado pela CAF, empresa espanhola responsável pela fabricação dos trens.
Posteriormente, os trens serão levados de Hortolândia para Salvador, com os custos desse transporte sendo assumidos pelo governo da Bahia, um valor que não está incluído no projeto de lei aprovado pela Alba.
Este projeto marca um avanço importante no desenvolvimento do sistema de VLT de Salvador, que promete modernizar o transporte público da capital baiana.
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