Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 17 de julho, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) para conduzir estudos sobre os impactos econômicos, financeiros e operacionais das operações do BRT e da Estação de Metrô Águas Claras.
O objetivo é avaliar a necessidade de um reajuste na tarifa de ônibus em 2025. Bruno Reis garantiu que, em 2024, não haverá aumento na tarifa de ônibus.
Ele explicou que a consultoria foi necessária para iniciar os estudos que determinarão a possibilidade de reajuste em 2025, considerando fatores como a inflação e a otimização do sistema de transporte com a integração da nova estação de metrô e o BRT.
O estudo também analisará a redução do serviço de transporte metropolitano. O contrato com a Fipecafi, no valor de R$ 1,88 milhão, tem vigência de 12 meses e foi firmado pela Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos (Arsal) sem a necessidade de licitação.