Carnaval 2024: Transalvador inicia fase de testes dos controles de acesso aos portais

217
fila táxi
Foto: Reprodução/Transalvador
Publicidade

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou os testes com a tecnologia que fará o controle eletrônico de acesso aos portais do carnaval. A testagem será feita no pórtico instalado na Av. Centenário, na via principal, na altura da Farmácia Drogasil, no sentido Orla. Neste período de avaliação nenhum condutor será notificado por passar pelo local sem a devida credencial.

Letreiros serão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles vão gerar informações visuais para cada um dos motoristas que utilizarem aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar. Concomitantemente, os instrumentos transmitirão informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.

“É importante destacar que neste período de testes os condutores que passarem pelos portais não serão notificados. Este será o momento de nós aferirmos os radares e câmeras, ajustarmos os posicionamentos. O alerta é para os moradores que ainda não solicitaram as credenciais. Não deixem pra última hora!”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Para o carnaval deste ano serão instalados 15 portais para acesso veicular dos moradores das zonas de restrição de circulação. Serão 5 zonas, divididas em 12 regiões distintas. As credenciais serão numeradas de acordo com as subzonas. O cidadão terá acesso livre ao portal específico da sua subárea.

A partir do dia 08 de fevereiro, data que marca o início oficial da folia momesca na capital, até a madrugada da quarta-feira de cinzas (14/02) o controle de acesso pelos portais passa a ser efetivo. Neste período, todos os dias, das 13h às 5h do dia subsequente, o controle eletrônico estará ativado, ou seja, só devem passar quem estiver devidamente credenciados com acesso à respectiva subzona. Fora desses períodos, a circulação dos veículos é livre entre as áreas de restrição, independente do credenciamento. O acesso às residências localizadas na área dos circuitos ficará condicionado à programação dos desfiles.

Quem não possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada será autuado pela fiscalização eletrônica.

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.

Credenciamento 

Dos cerca de 32 mil imóveis aptos a receberem a credencial, moradores de 49% já cadastraram os veículos, seja pela internet ou nos postos. Os cerca de 12 mil moradores que fizeram o cadastramento pelo site no ano passado já começaram a receber nas residências as credenciais. Quem não fez online, pode pegá-las nos postos de atendimento montados pela Transalvador no Shopping Barra ou na sede da autarquia, nos Barris.

No shopping, o balcão fica localizado no piso L3, setor sul (ao lado da lotérica), até o dia 06 de fevereiro, e funciona de acordo com os horários do shopping. Na sede da Transalvador, nos Barris, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 h, exceto feriados, e acontecerá até o final da folia momesca. Quem desejar, pode fazer o cadastro do carro no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, bastando ir ao posto de atendimento pegar a credencial.

No cadastramento presencial, a credencial é entregue na hora. É necessário ter em mãos os documentos de identificação. A credencial só será entregue ao proprietário ou inquilino (com contrato de locação). É preciso informar o IPTU juntamente ao CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Lembrando que cada residência terá direito a até dois veículos cadastrados.

Relação dos locais onde estão os portais com controle eletrônico de acesso:

PORTALENDEREÇO
1Av. Oceânica x Tv. Bartolomeu de Gusmão – Sentido Ondina
2Av. Milton Santos x Próximo à Rua Professor Edgar Mata – Sentido Orla
3Rua Ranulfo de Oliveira x Rua Manoel Espinheira – Sentido Ondina
4Rua Professor Martagão Gesteira x Rua Djalma Ramos – Sentido Deocleciano Barreto
5Rua Manuel Barreto x Rua Dr. Antônio Rocha – Sentido Barra
6Av. Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres – Sentido Rua Plínio Moscoso
7Av. Centenário x Próximo à Semeve – Sentido Orla
8Av. Centenário x Rua Professor Sabino Silva – Sentido Ondina
9Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro – Sentido Avenida Princesa Isabel
10Av. Centenário x Próximo à Rua Deocleciano Barreto – Sentido Shopping Barra
11Av. Sete de Setembro x Próximo Aliança Francesa – Sentido Porto da Barra
12Av. Princesa Isabel x Rua Oscar Carrascosa – Sentido Barra
13Rua Prof. Lemos de Brito x Cézar Zama – Sentido Rua Afonso Celso
14Rua Banco dos Ingleses x Rua Gamboa Cima – Sentido Campo Grande
15Rua Manoel Barreto x Rua Djalma Ramos – Sentido Shopping Barra

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui