Governador da Bahia encaminha projeto de lei para financiamento do VLT de Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última sexta-feira, 12 de julho, um projeto de lei que autoriza o uso de parte dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) para o pagamento dos trens que serão utilizados no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. Esses trens foram adquiridos junto ao governo do Mato Grosso.

Caso aprovado pela Alba, o projeto permitirá a cessão de direitos creditórios referentes a até 5% do valor recebido pela Bahia a título de FPE. Dessa verba, o governo baiano deverá tirar os R$ 820 milhões devidos à gestão estadual mato-grossense pelo material rodante do VLT. Os pagamentos serão realizados em quatro parcelas anuais, começando em 31 de dezembro de 2024 e terminando em 31 de dezembro de 2027, quando parte do sistema do VLT já deverá estar operando, conforme o cronograma das obras.

Os R$ 820 milhões não incluem outros gastos do governo da Bahia com a aquisição de equipamentos necessários para a estrutura, como trilhos, catenárias, cabos e subestações, estimados em R$ 100 milhões. Esses custos adicionais não estão abarcados no texto do projeto de lei encaminhado pelo governador à Alba.

Os VLTs adquiridos pelo governo da Bahia serão transportados de Cuiabá para Hortolândia, em São Paulo, onde passarão por adaptações solicitadas pela gestão baiana. Esse transporte inicial será custeado pela empresa espanhola fabricante dos trens, a CAF. Posteriormente, os trens serão enviados de Hortolândia para Salvador, com o custo desse segundo transporte sendo de responsabilidade do governo da Bahia, valor que também não está previsto no projeto de lei em tramitação.

Adequações dos trens

O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence (PT), informou ao Portal A TARDE em maio que os trens passarão por adaptações para atender às características culturais e à realidade praieira dos bairros atendidos pelo VLT de Salvador. “Nós faremos uma adequação do trem, por determinação do governador Jerônimo, à natureza do sistema. O antigo monotrilho, da Skyrail, do Subúrbio, era da Calçada até a Ilha de São João. Agora, será da Calçada à Ilha de São João, de Paripe até Águas Claras e de Águas Claras até Piatã,” explicou Florence.

“As pessoas poderão sair de Paripe para tomar banho de mar em Piatã ou até mesmo ir ao Centro da cidade, de metrô, porque tem uma conexão com a Estação Águas Claras ou com o Bairro da Paz. E vai ter ambiente para a praia, vai ser um trem adequado a essa realidade,” acrescentou o secretário.

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a previsão é que, após as adaptações, os trens cheguem a Salvador no segundo semestre de 2025. No total, serão 40 trens, divididos em 280 vagões.

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