A Prefeitura de Salvador entregou a requalificação da Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, uma das principais vias da região do Subúrbio Ferroviário.
As obras, que tiveram um investimento de R$ 40 milhões, envolveram uma série de melhorias para aumentar a segurança e a fluidez do trânsito.
A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), juntamente com outras secretarias municipais, liderou o projeto que incluiu o alargamento da ciclovia, a criação de novos retornos e a construção de uma via marginal.
O prefeito Bruno Reis, durante a cerimônia de entrega, destacou que a requalificação beneficiará ciclistas, pedestres e motoristas, melhorando significativamente a mobilidade urbana na região.
Entre as melhorias, a avenida recebeu nova iluminação com troca de postes, novos pontos de ônibus, e ações de paisagismo com o plantio de 625 novas árvores.
Além disso, foram recuperados 10 mil metros quadrados de passeios e implantados semáforos inteligentes ao longo da via.
Décio Martins, superintendente da Transalvador, explicou que a requalificação da Avenida Suburbana visou adequar a via às novas necessidades, proporcionando mais fluidez e segurança viária.
Foram implantadas 14 novas faixas elevadas em cada sentido da avenida, a ciclovia foi alargada e elevada ao nível do canteiro central, e a sinalização horizontal e vertical foi requalificada. Também foram implantadas 25 novas interseções semafóricas.
Dois novos retornos foram abertos, um na saída do túnel Pirajá/Lobato e outro na altura de Itacaranha, para melhorar a fluidez do trânsito.
A construção de uma via marginal no sentido Paripe, após o Parque São Bartolomeu, facilita o acesso à Rua dos Ferroviários em Plataforma.
Além disso, no sentido Calçada/Centro, a avenida ganhou uma terceira faixa e uma área de espera para os veículos que seguem em direção à Rua São Bartolomeu, otimizando o fluxo de trânsito.