A Travessia Urbana de Juazeiro, na BR-235/407/BA, segue com 70% dos serviços executados e investimento total de R$ 226 milhões. Juazeiro forma com Petrolina um dos principais corredores logísticos do Nordeste, o que reforça a necessidade das obras de adequação de capacidade realizadas pelo DNIT, previstas no Novo PAC. As intervenções reduzem conflitos entre o fluxo urbano e o rodoviário e melhoram a circulação de veículos, especialmente de carga.
O DNIT prevê concluir até julho de 2026 cinco viadutos com quatro faixas e acostamento, quatro interseções em rótula e a duplicação de 5,3 quilômetros da BR-407. Parte da pavimentação da BR-235 e da BR-407 já está entregue, incluindo quatro quilômetros de pista principal e 2,76 quilômetros de marginais. Beneficiando bairros como Alto do Alencar, Castelo Branco e Alto do Cruzeiro. João XXIII e o acesso ao Centro pela Avenida Adolfo Viana. Quatro dos cinco viadutos também estão estruturados.

As equipes atuam na demolição da antiga banca e na construção do novo viaduto, com fundações em estaca raiz, pré-lajes, pilares e lajes de aproximação. Além de escavação, troca de solo, calçadas e meio-fio nas laterais. A conclusão dará mais conforto, segurança e fluidez ao tráfego de Juazeiro.
Durante as obras na Travessia Urbana de Juazeiro, há restrições de circulação: veículos leves, ônibus e caminhões de 2 e 3 eixos até 26t podem circular a qualquer horário; caminhões de 4 eixos até 36t podem circular entre 10h e 16h e entre 22h e 6h. Caminhões articulados a partir de 4 eixos até 48,5t só podem circular entre 22h e 6h. Bitrens só com carretas desatreladas; e veículos de 9 eixos, cegonhas e pranchas seguem proibidos. Nos finais de semana, caminhões articulados até 48,5t podem circular após 14h do sábado.
