Trem do VLT de Salvador passa por revisão em São Paulo e chega à capital baiana em 2025

Foto: Redes Sociais

Os 40 trens do VLT que atenderão a Salvador começaram a chegar em São Paulo, onde passarão por uma revisão completa pela CAF em sua fábrica localizada em Hortolândia.

Essas composições foram originalmente fabricadas para operar em Cuiabá e deveriam ter sido entregues na Copa do Mundo de 2014. No entanto, como o sistema nunca foi concluído, os trens permaneceram estacionados em um pátio durante todo esse período.

A CAF realizará um recondicionamento técnico de todas as composições, e a previsão é que os trens sejam enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. O equipamento foi adquirido pelo Governo da Bahia em uma negociação realizada no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU), presidido pelo ministro baiano Bruno Dantas.

Na última segunda-feira, 16 de setembro, Salvador também recebeu os primeiros carregamentos de trilhos que serão utilizados nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que atenderá a capital e a Região Metropolitana. Os equipamentos foram encaminhados ao canteiro de obras no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. A previsão é que mais quatro carretas com 369 barras de trilhos cheguem até quinta-feira (19).

Com um investimento de R$ 106 milhões, o Governo da Bahia adquiriu um conjunto com sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações, provenientes do Mato Grosso. As entregas serão feitas em etapas, programadas até março de 2025.

Quando concluído, o VLT de Salvador e Região Metropolitana contará com 36,4 quilômetros de extensão, divididos em três trechos (Ilha de São João – Calçada, Paripe – Águas Claras, e Águas Claras – orla de Piatã) e 34 paradas, totalizando um investimento de mais de R$ 5 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *