Vitória da Conquista testa maior ônibus do mundo para avaliar viabilidade operacional

A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou testes com o Neobus Mega BRT, o maior ônibus do mundo, para avaliar sua viabilidade operacional nas ruas da cidade.

Este ônibus bi-articulado de 28 metros de comprimento e capacidade para até 270 passageiros foi testado no percurso entre a Estação de Transbordo Herzem Gusmão e a Uesb.

Os testes visam verificar a trafegabilidade e adaptação do veículo às condições locais, além de avaliar seu impacto na mobilidade urbana.

O Neobus Mega BRT possui cinco portas de acesso do lado esquerdo para embarque em estações de BRT e duas do lado direito no nível do solo.

Ele é equipado com 71 poltronas estofadas, três aparelhos de ar-condicionado, janelas panorâmicas com vidros fumê, piso plástico antiderrapante e suportes pega-mão nos balaústres horizontais. Para segurança, há saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto.

Segundo Sérgio Hubner, coordenador Municipal de Transporte Público, os testes são cruciais para verificar a adaptação do ônibus ao tráfego da cidade e seu impacto na mobilidade urbana.

A linha Centro – Uesb foi escolhida devido à alta demanda de passageiros e à necessidade de identificar pontos de melhoria no circuito viário.

Desde julho de 2022, Vitória da Conquista opera com ônibus articulados de 22 metros e capacidade para 180 passageiros.

Recentemente, foram incorporados 14 novos ônibus zero-quilômetro à frota, reduzindo a idade média dos veículos para quatro anos.

A renovação da frota está alinhada à tarifa de R$ 3,80, uma das menores do país.

1 comentário em “Vitória da Conquista testa maior ônibus do mundo para avaliar viabilidade operacional”

  1. Meu Deus , a cidade não está preparada nem mesmo para os ônibus convencionais de porte simples, dirá esse tipo de veículo articulado de porte grande, quem está pensando esta cidade pelo amor de Deus !?? Que mentalidade !!!!

    Responder

Deixe um comentário