BRT Salvador é finalista em premiação nacional por sua contribuição à mobilidade sustentável

3041
40019 BRT
Foto: Diego Parreira
Publicidade

O BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador é um dos finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, uma premiação nacional que reconhece iniciativas públicas e privadas, assim como pessoas, que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva no Brasil. O BRT de Salvador concorre na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável” e está competindo com projetos de outros quatro estados brasileiros. O prêmio avalia questões relacionadas ao transporte público, logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 23 de junho, em São Paulo.

O diretor de Planejamento de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, ressaltou que a Prefeitura de Salvador tem se empenhado em oferecer serviços de qualidade aos cidadãos e a indicação ao prêmio é o resultado desse esforço conjunto da administração com a adoção de práticas exemplares.

O BRT de Salvador se destaca em diversos aspectos, incluindo sustentabilidade e inovação, pois é a primeira vez que a cidade conta com ônibus elétricos em seu formato atual. Além disso, está sendo construído o primeiro eletroterminal público do Norte e Nordeste, que será o maior do país. A frota do BRT já conta com 20% de ônibus elétricos e a meta é alcançar 30% até o final do próximo ano.

Os ônibus do BRT Salvador não emitem gases poluentes e o sistema de transporte também inclui um teto verde na estação do Parque da Cidade para promover ainda mais a sustentabilidade. A Semob também está estabelecendo um convênio com a Coelba para a instalação de painéis solares nas estações Hiper e Cidadela.

Além da categoria em que o BRT Salvador concorre, a cidade também está representada por gestores municipais em outras duas categorias: “Carreira inspiradora em mobilidade urbana”, com a participação do titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller e do diretor de Planejamento, Pablo Souza; e “Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana”, com a gerente de Educação para o Trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), Mirian Bastos.

O Parque da Mobilidade Urbana é o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, com o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva. O prêmio é dividido em seis categorias e o evento ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2023, em São Paulo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui