BYD entrega 20 ônibus elétricos para Governo da Bahia

A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, acaba de anunciar mais uma entrega de ônibus 100% elétricos da companhia. A Região Metropolitana de Salvador contará com 20 veículos da marca. A previsão é que os ônibus comecem a rodar a partir de setembro, com isso, a Região Metropolitana da capital baiana passa a ter o maior número de ônibus elétricos em circulação no país, à frente de São Paulo (18), São José dos Campos (12), entre outras.

Este será o primeiro lote de ônibus elétricos da Bahia, que está entre as cinco iniciativas brasileiras que mais avançam na implementação de veículos de energia limpa no transporte público.

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  • Marcello Schneider, diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil, afirma que a companhia leva vantagem sobre outras montadoras instaladas no Brasil. A BYD aumenta a produção sempre que necessário, já que  não depende da compra de peças de outras companhias. “A BYD é fornecedora dela mesma de todos os equipamentos, bateria, trem de força, tudo que é feito para os ônibus é feito de forma vertical pela BYD, ela produz os próprios componentes”, afirma Marcello.

    A BYD venceu a licitação de Salvador em março de 2022 para fornecer os veículos elétricos. Além de não poluentes, os veículos são silenciosos, mais econômicos, com melhor desempenho e menor custo de manutenção. As viagens a bordo de um ônibus elétrico oferecem maior conforto, estabilidade e segurança para os passageiros.

    Os benefícios da energia limpa se refletem em uma maior qualidade de vida para a população. Um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano. Um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.

    “Estamos entregando o que há de melhor e mais moderno para a Bahia que já tem esse compromisso em melhorar a capacidade e a eficiência do transporte público”, afirma Marcello Von Schneider.

    Os 20 ônibus elétricos são do modelo padron D9W (piso baixo) e contam com carroceria Marcopolo.

    Vantagens dos ônibus elétricos

    Com a alta do combustível, os ônibus elétricos à bateria da BYD se tornam ainda mais vantajosos para os operadores de transporte público, que carregam os ônibus durante a madrugada, quando a demanda e o preço da energia são baixos. O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.

    Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4) é totalmente feita na planta da BYD em Manaus. A fábrica tem capacidade para fazer até mil baterias por ano.

    “Os ônibus elétricos, com tecnologia limpa são cada vez mais necessários para uma cidade sustentável, com boa qualidade de vida e preservação do meio ambiente. A BYD tem total expertise nesse segmento. São José dos Campos se torna a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. A cidade investe em melhoria na mobilidade, na qualidade do ar e na saúde de seus moradores”, diz Schneider.

    Vantagens ambientais dos veículos elétricos

    • Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
    • Cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano,  um articulado equivale a 1.311 árvores por ano.
    • O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio. Na aplicação veicular, pode ser utilizada por 15 anos e não possui metais pesados na composição.
    • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
    • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
    • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
    • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão

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