Testes mostram como ônibus elétricos avançam a mobilidade em Salvador

Os ônibus elétricos representam uma inovação significativa no transporte público de Salvador. Desde o dia 19 de maio, dois modelos desses veículos têm circulado na cidade, transportando 20 mil passageiros e ajudando a Prefeitura a avaliar sua eficácia. O objetivo principal desse teste é coletar dados que possam embasar um projeto de financiamento com o Banco Mundial, visando a aquisição de cerca de 100 ônibus elétricos.

Modelos e características dos ônibus elétricos

Os testes contaram com dois modelos: o Higer, com 18 metros de comprimento e capacidade para 130 passageiros, e o Ankai, de 12 metros e capacidade para 70 usuários. Esses ônibus foram utilizados em diferentes linhas, permitindo à gestão municipal analisar a aceitação do público, a autonomia e o consumo de energia.

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  • Encerramento das operações de teste

    No encerramento da fase de testes, destacaram-se as presenças do secretário de Mobilidade, Pablo Souza, e do CEO da Tevx, Cadu Souza. Durante a cerimônia, um dos ônibus partiu da Estação BRT Hiper, mostrando a importância dos testes para a capacitação dos motoristas e avaliação do desempenho da tecnologia.

    Benefícios e impacto ambiental

    A integração de ônibus elétricos contribui de maneira significativa para a redução da emissão de gases poluentes, principalmente em um setor que é um dos maiores emissores. Salvador já conta com oito ônibus elétricos em operação no BRT, destacando-se como a maior cidade do Norte e Nordeste a implementar essa tecnologia. Essas ações, juntamente com o aumento da malha cicloviária e a introdução de veículos conforme a tecnologia Euro 6, buscam promover um ambiente urbano mais sustentável.

    Desempenho durante os testes

    O modelo Higer teve um desempenho impressionante, completando 164 viagens em 14 dias, com um consumo médio de 1,22 kWh por quilômetro rodado. Já o Ankai registrou 133 viagens em 20 dias, com um consumo médio de 0,83 kWh/km e autonomia de 258 km. Esses dados são cruciais para demonstrar a viabilidade do uso de ônibus elétricos na cidade.

    Inovação e acessibilidade

    Ambos os modelos não apenas se destacam pelo desempenho, mas também incorporam recursos de acessibilidade. Possuem câmeras internas e externas, ar-condicionado ecológico, painéis digitais e portas USB. A inclusão de rampas para deficientes e um sistema de ‘ajoelhamento’ possibilitam um acesso mais fácil.

    A opinião dos usuários

    Os usuários também elogiam os ônibus elétricos. Mariana Palmeira, estudante de 16 anos, compartilha sua experiência positiva com eles, destacando o conforto e a modernidade do serviço. A aceitação do público é um fator essencial para a continuidade desses serviços.

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