Prefeitura de Salvador inicia requalificação da Avenida Jorge Amado

Via terá mais mobilidade com trecho duplicado

128
trânsito salvador
Foto de Life of Pix via Pexels.com
Publicidade

A Avenida Jorge Amado, principal via de ligação entre o Imbuí e a orla da Boca do Rio, vai passar por obras de requalificação com o objetivo de ampliar a mobilidade de motoristas e do transporte público que passam pela região. A ordem de serviço para o início imediato das intervenções, que terão investimento de R$ 9,5 milhões, foi assinada nesta quarta-feira (8/11) pelo prefeito Bruno Reis em evento com a presença de outras autoridades do município.

Elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o projeto envolverá a duplicação de parte da avenida, entre a saída da Rua das Araras e o cruzamento com a Rua Santo Antônio, num trecho que abrange cerca de um quilômetro de extensão. Esse trajeto passará a ter duas faixas em cada sentido, ganhando canteiros com paisagismo e retornos.

“Nós vamos, na prática, duplicar todo o trecho que é possível de ser duplicado, saindo da praça principal do Imbuí até a frente da Uniceusa. Nós vamos, também, duplicar o pontilhão da comunidade do Bate Facho. É mais uma via importante da cidade que nós estamos requalificando com recursos próprios da Prefeitura, mais uma obra importante de mobilidade, em especial nessa região do Imbuí e da Boca do Rio”, disse Bruno Reis.

Com isso, a ideia é proporcionar melhor fluidez ao trânsito, já que o local possui grande concentração de estabelecimentos comerciais como bares, academias, além de vários condomínios e casas. A Avenida Jorge Amado é um importante corredor de tráfego que liga a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) à orla de Salvador. Nos horários de pico, é comum a formação de congestionamentos na via.

“Esse bairro aumentou muito o número de imóveis residenciais, muitos prédios surgiram nos últimos anos e outros estão em construção. E houve, sem sombra de dúvidas, um adensamento que impactou na mobilidade do local. Nós vamos resolver esse problema. Quando a gente faz obras de mobilidade como essa, ajuda todo mundo, sobretudo o transporte público. Quando o passageiro se desloca num tempo menor para o seu trabalho, para a sua casa, ele ganha em qualidade de vida, mais tempo para descansar e para ficar com a família”, comentou o prefeito.

Os serviços de requalificação, que serão executados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), abrangem ainda implantação de áreas de estacionamento, sistema de drenagem, pontos de ônibus com baias, abertura de retornos, recuperação de passeios, pavimentação e iluminação em LED.

Titular da Seinfra, Luiz Carlos explicou o objetivo das mudanças: “Esse é um caminho mais curto entre a Paralela e a orla, mas é um caminho em que hoje ainda ocorrem muitos engarrafamentos e até alguns acidentes, porque você não tem uma via adequada e as pessoas precisam cruzar a avenida para acessar uma rua perpendicular. E aí, por falta de sinalizações, temos alguns problemas. Então, vamos criar retornos adequados, para que os motoristas consigam acessar as ruas perpendiculares e vamos abrir baias de ônibus para que eles não parem no meio da rua, causando congestionamentos”, afirmou.

Outras ações

Ainda na área de mobilidade urbana, a região ganhará em breve uma nova ligação viária entre a Estrada do Curralinho e a Rua dos Colibris, também no Imbuí. A pista vai ampliar as opções de deslocamento, proporcionando mais qualidade de vida a pedestres e motoristas. A construção já está 80% finalizada.

A nova Rua Granja Marazul já foi entregue, ligando a Boca do Rio ao Stiep, que em breve fará um binário com outras vias do entorno, facilitando o tráfego. Além disso, a Prefeitura prossegue com a requalificação da Estrada do Curralinho, que inclusive ganhará 20 novos espaços de lava-jato, além de campo, quadra e uma nova praça.

“Só nessa região aqui, nós temos 15 obras, entre as já iniciadas e as que estão para iniciar. Teremos, no Curralinho, a construção de uma escola para 1 mil crianças com espectro autista. Teremos o CRAS Modelo, que também está em construção no Curralinho. No Imbuí, temos a requalificação da Praça Nossa Senhora Aparecida e, também, da praça central do bairro. É impressionante a transformação que vai ocorrer nesta região”, destacou Bruno Reis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui