Com investimento em Recursos Humanos, CCR Metrô Bahia conquista resultados positivos no negócio

1701
Metrô Passageiros
Foto: Divulgação/CCR Metrô Bahia
Publicidade

A CCR Metrô Bahia investe continuamente em Recursos Humanos. Fundada há oito anos pelo Grupo CCR, a concessionária conta hoje com mais de 1,3 mil trabalhadores diretos, que atuam na administração e operação do metrô baiano. O dia a dia é bastante dinâmico e, para garantir um ambiente de trabalho sustentável, a empresa desenvolve inúmeras ações voltadas para a capacitação profissional de colaboradores, algumas de forma pioneira dentro do próprio Grupo CCR.

Somente em 2022, a concessionária baiana investiu mais de R$ 1,3 milhão nesta área, entre capacitações legais e obrigatórias e os cursos de desenvolvimento. Uma inovação implementada em 2022 foram os Encontros de Segurança, um grande evento interno, com palestras e cases sobre o tema. Todos os colaboradores da concessionária foram capacitados, numa ação inédita dentro do Grupo CCR. Com o retorno positivo, a atividade entrou no calendário anual da CCR Metrô Bahia e acontecerá novamente neste ano, destacando outros pontos no sentido de reforçar a Cultura de Segurança da empresa.

Recentemente, outra inovação foi incorporada aos processos de gestão. A “Metodologia ágil” está sendo empregada em grande parte dos treinamentos e busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas, com efetividade, num fluxo de trabalho mais interativo e flexível. “Vemos os resultados desse investimento em capacitação profissional no dia a dia do trabalho, desde o trabalho de excelência que é realizado e a partir de outros indicadores, como a valorização do profissional, aumento da produtividade e retenção de talentos”, explica Betânia Pita, coordenadora de Gente e Gestão da CCR Metrô Bahia.

Os treinamentos promovidos são presenciais e remotos, e a concessionária disponibiliza, inclusive, o acesso a plataformas online de formação, com mais de 1,4 mil cursos. O interesse e retorno dos colaboradores pode ser verificado no dia a dia da empresa. Neste ano, foram abertas 50 vagas para um treinamento de Excel e mais de 400 pessoas se inscreveram. “Devido à quantidade de interessados, decidimos realizar o curso durante o ano todo, até que todos os inscritos sejam contemplados”, detalha Betânia.

As ações são voltadas também para a retenção de talentos, com oportunidades de crescimento profissional, e muitos dos colaboradores já atuam desde o início da operação. A empresa também disponibiliza diariamente oportunidades internas de emprego tanto na Bahia como em todo o Grupo CCR. Todas as vagas abertas na concessionária baiana são exclusivamente para o público interno ou de forma mista – esta, no caso, também para o público externo. “A CCR Metrô Bahia é uma empresa de Mobilidade Humana e o nosso colaborador tem um papel central. Investimos muito nele e buscamos também, ao proporcionar oportunidades de crescimento na empresa, reter esses talentos”, completa a gestora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui