Salvador está expandindo sua rede cicloviária com a implementação de novas ciclovias até o final deste ano, como parte de um plano ambicioso para melhorar a mobilidade urbana.
A cidade pretende adicionar 13 km de ciclovias na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, e aproximadamente 1 km na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho.
Essas obras estão estimadas em um investimento de R$ 19 milhões, visando não apenas oferecer mais opções seguras para ciclistas, mas também melhorar o fluxo de tráfego na região.
Além das expansões confirmadas, outras conexões estão sendo planejadas para integrar os mais de 300 km de ciclovias já existentes em Salvador até o final de 2024.
As áreas específicas e extensões adicionais ainda estão em fase de estudo de viabilidade pela Diretoria de Trânsito da cidade.
Recentemente, foram iniciadas ordens de serviço para novas ligações cicloviárias na Praia da Paciência, no Rio Vermelho, e na Vila Caramuru, conectando Amaralina.
A Avenida Bonocô também está programada para receber melhorias que incluem novas faixas para ciclistas, em conjunto com obras de requalificação.
Outro projeto significativo está planejado para a Avenida Lafayete Coutinho, conhecida como Avenida Contorno, que receberá ciclovia, decks de madeira e novas calçadas como parte de uma intervenção coordenada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
O novo Plano Cicloviário de Salvador, lançado recentemente pela Secretaria de Mobilidade (Semob), estabelece uma meta audaciosa de alcançar 700 km de ciclovias nos próximos 10 anos.
Atualmente, a cidade já possui mais de 300 km de rede cicloviária, um aumento significativo desde os 30 km registrados há uma década.
O plano não só visa expandir a infraestrutura existente, mas também promover a bicicleta como meio de transporte viável, fomentando a mobilidade ativa e sustentável.
O prefeito Bruno Reis destacou que o plano representa um marco na mobilidade de Salvador, incentivando iniciativas que não só promovem a prática do ciclismo como transporte, mas também contribuem para a preservação ambiental.
O documento foi desenvolvido com o suporte do governo britânico através do UK Pact, com gestão de recursos pelo Banco Mundial, e abrange cinco eixos principais: adequações da rede cicloviária existente, implantação de novos trechos críticos, seguindo o Plano de Mobilidade de Salvador (PlanMob), e a instalação de novos bicicletários e paraciclos.
O vice-presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Henrique Marinho, expressou otimismo em relação ao plano, destacando seus benefícios tanto para ciclistas que utilizam a bicicleta para transporte quanto para lazer e competição.
A visão é que Salvador se torne uma cidade mais acessível para todos os tipos de deslocamentos, com melhorias planejadas em acessibilidade e segurança viária.