Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura de Salvador durante a Semana Santa

146
Publicidade

Devido ao feriadão da Semana Santa em Salvador, as repartições públicas municipais terão o atendimento suspenso a partir desta quinta-feira (28), retornando as atividades normalmente na segunda-feira (1º). No entanto, os serviços essenciais da Prefeitura estarão em funcionamento durante todo o período, em esquema de plantão. Confira:

Trânsito – Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão em atividade nas ruas, garantindo o fluxo adequado de veículos e pedestres e prontos para intervir em casos de obstruções e outras ocorrências no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) estará monitorando o tráfego 24 horas por dia, fornecendo suporte às equipes em campo. As blitze de Lei Seca também serão realizadas durante esse período.

Já os setores de atendimento ao público, responsáveis por serviços como defesa, recursos e credenciais especiais, não estarão operando a partir da quinta-feira (28), retornando ao funcionamento normal na segunda-feira (1°). Quanto aos setores de liberação de veículos custodiados, eles funcionarão normalmente na quinta-feira (das 9h às 17h) e no sábado (das 9h às 12h e das 14h às 16h), não realizando atendimentos na sexta-feira (29). Para contatar a Transalvador, o cidadão pode utilizar o aplicativo NOA Cidadão ou ligar para o Fala Salvador, no número 156.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizará ajustes nos horários de operação dos elevadores e planos inclinados da cidade. O Elevador Lacerda funcionará das 6h às 23h na quinta-feira (28), e nos demais dias da Semana Santa, das 7h às 22h. Os planos inclinados de Gonçalves e Liberdade/Calçada operarão na quinta-feira, respectivamente, das 7h às 18h e das 6h às 18h30, e no sábado (30), ambos das 7h às 13h.

O Elevador do Taboão e o Plano Inclinado Pilar funcionarão apenas na quinta-feira, nos horários de 7h15 às 17h15 e das 7h às 17h30, respectivamente. Por fim, a travessia Ribeira-Plataforma funcionará normalmente das 7h às 19h, com exceção do sábado (30), que funcionará das 6h às 19h.

Saúde Todas as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Emergência (PAs) municipais, as Upinhas Barris, Itapuã e Paripe/Periperi e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão 24 horas, de forma ininterrupta. Já o Saúde nos Bairros em Mussurunga I e Pirajá não abrirão na sexta (29) e no sábado (30), retornando às atividades na segunda-feira (1º), das 7h às 17h.

Defesa Civil – A Codesal funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações da população. Em caso de emergência, como riscos de deslizamentos, alagamentos, desabamentos ou qualquer outra situação de perigo, a população deve entrar em contato, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Guarda Civil Municipal – A instituição continuará operando regularmente todos os dias, mantendo suas atividades de patrulhamento preventivo pela cidade, protegendo os equipamentos públicos e prestando apoio aos órgãos públicos conforme necessário.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) segue com os todos os seus serviços de coleta de resíduos durante o feriadão.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) estará com agentes atuando nos postos situados no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Atendimento às mulheres – A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) e a Casa da Mulher Brasileira funcionam normalmente para prestar apoio, acolhimento e orientação às mulheres que vivenciam situações de violência ou que necessitam de assistência em questões relacionadas à saúde, emprego e direitos. Em caso de necessidade, as mulheres podem procurar esses locais para receberem o suporte necessário. As orientações também podem ser obtidas através do Fala Salvador, no número 156.

Parques e Hospital Veterinário – A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) assegura o funcionamento normal do recém-inaugurado Hospital Veterinário, assim como dos parques da cidade, de quinta a domingo. No entanto, exceções são aplicadas ao Viveiro de Restinga e ao Jardim Botânico, com este último abrindo somente no sábado, das 8h às 14h.

A população pode aproveitar o feriadão no Parque dos Ventos (Boca do Rio), das 5h às 20h; no Parque dos Dinossauros (Stiep), na sexta (29) e sábado (30), das 6h às 17h; no Parque da Cidade (Itaigara), na sexta e domingo, das 5h às 19h, e sábado, das 5h às 22h.

Manutenção – Os serviços operacionais de manutenção de áreas verdes, sistema de drenagem e malha viária (Operação Tapa Buracos) realizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) serão suspensos apenas no feriado (29), retomando a programação normal nos outros dias do período, com equipes em plantão inclusive no sábado e domingo. Já a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) estará em regime de plantão de quinta-feira a domingo, para andamento de obras em praças de toda a cidade.

Atendimento Digital – Durante o feriado, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) estará disponível para oferecer suporte técnico aos serviços prestados ao cidadão, tais como a plataforma Salvador Digital (www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br), bem como outros sites e sistemas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui